Aprender para capacitar-se - dicas para ser aprendiz

Na fase adulta, parece ser mais difícil dedicar tempo para aprender coisas, já que a listinha de tarefas está sempre cheia e nos aguardando, não é mesmo?

Por isso, a mentoria tornou-se algo tão presente e eficaz.

O adulto aprende melhor com outro adulto em uma conversa do que sentado em uma sala de aula. E com a vantagem de poder personalizar o seu aprendizado.

Escolha alguém que saiba aquilo que você precisa aprender para preencher lacunas, assumir novos desafios, desenvolver novas habilidades.

Como ser um bom aprendiz

Alguns métodos ativos ajudam a fixar a aprendizagem: repetir em voz alta o que está aprendendo, refletir sobre o que aprendeu, falar sobre o assunto com alguém, fazer autotestes ou solicitar avaliações e revisar erros do teste para reforçar o aprendizado.
Deixar fluir o círculo virtuoso da aprendizagem. Quanto mais você aprende, mais vai querer aprender e até ensinar. Pense que:
◦ Os conteúdos estão em todos os lugares, logo professores / mentores também estão em todos os lugares, ◦ Você pode personalizar o seu aprendizado – mostre ao mentor o que já sabe e solicite ajuda para sanar suas dificuldades, ◦ Conhecendo novas pessoas e novas perspectivas, você irá ampliar o seu networking, o seu repertório e expandir sua mente, ◦ As ferramentas e a tecnologia estão a seu favor – você conseguirá encontrar o tema e a pessoa que pode te ajudar , sem barreiras, ◦ Quanto mais você aprende, melhor será a sua capacidade curadora (seleção e escolha) na percepção das suas necessidades e na escolha dos mentores que poderão te ajudar.
O bom aprendiz domina o tempo para que ele seja seu aliado.

Termos em inglês como LifeLongLearning (aprendizado ao longo da vida), reskilling e upskilling (aprender novas habilidades) têm sido muito abordados atualmente porque são entendidos como essenciais na vida profissional e pessoal. O desenvolvimento contínuo de habilidades técnicas bem como comportamentais coloca a pessoa adulta na condição de eterno aprendiz, capaz de evoluir sempre e se adaptar às diferentes situações vividas. Quer coisa melhor? Bora procurar um mentor no MentorOn?